Temas

Tema

Sociologia

76 frases

"

Por que as pessoas buscam reconhecimento das outras pessoas? Em muitos casos, isso se deve à influência da disciplina de recompensa e puniçã...

— A coragem de não agradar

"

Sendo que a vida humana é dominação organizada, e o princípio da realidade é adaptação a essa mesma dominação - há a rebeldia como actividad...

— Agustina Bessa-Luís

"

O homem é a criatura que, para afirmar o seu ser e a sua diferença, nega.

— Albert Camus

"

O nacionalismo é uma doença infantil; é o sarampo da humanidade.

— Albert Einstein

"

Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados.

— Aldous Huxley

"

Usar roupas é uma construção social sem nenhuma justificativa biológica.

— Alice in Borderland

"

O homem está mais rijamente organizado para a dor do que para o prazer.

— Anthelme Brillat-Savarin

"

Todo Estado é uma ditadura.

— Antônio Gramsci

"

A natureza do homem é a história.

— Antônio Gramsci

"

É indispensável estudar a natureza dos outros antes de darmos livre curso à nossa.

— August Strindberg

"

Eu tenho muita esperança que eles [meus livros] sejam vistos como fonte de um depoimento e pensamento de uma época.

— Boris Fausto

"

Um dos paradoxos dolorosos do nosso tempo reside no fato de serem os estúpidos os que têm a certeza, enquanto os que possuem imaginação e in...

— Bertrand Russell

"

Cada caminho para o conhecimento envolve diferentes regras e essas regras não são intercambiáveis.

— Barack Obama

"

O Estado é a negação da humanidade

— Bakunin

"

Há como que um processo de emburrecimento geral, em que Estados funcionam irracionais como pessoas e pessoas agem com a racionalidade de Est...

— Cristovão Tezza

"

O bárbaro é, em primeiro lugar, o homem que crê na barbárie.

— Claude Lévi-Strauss

"

Racismo é o câncer estrutural Esse fato não depende da sua opinião Ou você coopera com essa estrutura Ou você ajuda na demolição

— Cesar MC

"

Hoje, todo e qualquer sociólogo que se preze volta a dizer que nunca se descobrirá ambiente mais favorável à educação do que o da família.

— D. Paulo Evaristo Arns

"

Por que damos ouvidos a fofocas? Porque é muito mais fácil, além de ser muito mais prazeroso, identificar e classificar os erros dos outros...

— Daniel Kahneman

"

⁠O futuro pertence às multidões.

— Don DeLillo