Tema
Nacionalismo
28 frases
Construímos um mundinho livre com nossa ilha feliz, mas de que adianta se eles não nos reconhecem como um Estado independente?
— A Incrível História da Ilha das Rosas
Nunca lutaria por supostos interesses nacionalistas. Mas lutaria e luto como um diabo pela vida e pela liberdade. Por nada mais.
— Amós Oz
Miserável país aquele que não tem heróis. Miserável país aquele que precisa de heróis.
— Bertolt Brecht
Podem ocupar o nosso país, mas nunca vão ocupar a nossa alma.
— Balada para Sophie
Se eu tivesse de escolher entre trair a minha pátria e trair um amigo, esperaria ter a coragem necessária para trair a minha pátria.
— E. M. Forster
Um homem que se respeite não tem pátria. Uma pátria é um visco.
— Emil Cioran
Não é a moeda forte que faz o país. O país é que faz a moeda forte.
— Fernando Henrique Cardoso
Pátria ou morte!
— Fidel Castro
O meu país será o Arsenal da Democracia
— Franklin Roosevelt
A riqueza dos países imperialistas também é nossa riqueza.
— Frantz Fanon
Quando se ouve um homem falar de seu amor por seu país, podem saber que ele espera ser pago por isto.
— H. L. Mencken
O Brasil reconhece a minha glória, me incensa, me acha formidável, mas ignora o principal de minha obra. Gostaria de saber o motivo, mas não...
— Heitor Villa-Lobos
Se não fosse por ele, nosso país nunca teria conquistado a glória ou o respeito que merecíamos. Ele nos fez sonhar que era possível. Nós som...
— Jaguar (série)
Igual a todo brasileiro eu sou guerreiro!
— Mano Brown
“Juro por Deus, juro por meus pais e juro por minha honra que não descansarei enquanto viver até que tenha libertado a minha pátria.”
— Simon Bolívar
Mais do que nunca, sou um homem de uma causa só. E esta causa se chama Brasil.
— Luiz Inácio Lula da Silva
Pelé emerge como o cara que começa a resolver o complexo de vira-latas do brasileiro. Ele, sim, muda o amor-próprio do brasileiro. Não é pou...
— Pelé (documentário)
Pelé soldou a glória dele com a glória do Brasil. É como você estar na guerra e ter uma bandeira do Brasil na mão. O mito dele é o nosso mit...
— Pelé (documentário)
A nossa pátria está onde somos amados.
— Mikhail Lermontov
Não vou deixá-los me expulsarem daqui. Este aqui é o meu país! Se os antissemitas quiserem um país, podem escolher outro! Este aqui, não!
— The Plot Against America